sábado, 9 de maio de 2009

Censo Agropecuário


Cadê o senso?

"A cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística faz o recenseamento agropecuário no país, que revela, entre outros dados, a produtividade das lavouras em cada região.

O último levantamento foi em 2007, mas até agora foram divulgados apenas os dados preliminares. As informações continuam sob sigilo no IBGE. Sem os novos dados, o mercado ainda trabalha com números de 1996. Não se trata de um problema só para os pesquisadores. As estatísticas servem para orientar os contratos de seguro rural, que usam os dados do IBGE para definir o quanto deve ser pago ao agricultor em caso de necessidade. Como a produtividade atual é superior à de 1996, o resultado é que, hoje, o seguro cobre uma parcela pequena da produção - e isso tem desestimulado os agricultores a contratá-lo. Muita coisa mudou no campo desde 1996. Novas tecnologias surgiram, como os transgênicos. A safra de soja mais que dobrou.

Segundo o IBGE, todas as informações do censo serão divulgadas até o fim de 2009". [Matéria publicada na Revista EXAME, 06/05/2009, p. 17]
No trabalho de levantamento de informações para o Planejamento Estratégico do Território Sertão do Apodi, temos nos deparado com algumas situações como esta. As fontes não estão bem atualizadas e isso prejudica a análise em alguns temas que estão sendo tratados.