domingo, 10 de maio de 2009

Bomba biótica - explicações para o clima


Em tempos de muita chuva e açudes sangrando, sempre fazemos reflexões sobre o clima. Os efeitos são visíveis, com as enchentes, pessoas desabrigadas, perda de produção agrícola, estradas interditadas e toda sorte de problemas decorrentes (não só da chuva em si, mas pela falta de ações concretas, tanto na esfera pública, como privada, para eventos que se repetem ano após ano). Quanto às causas, bem, aí tem uma variedade de explicações – algumas têm base científica, outras nem tanto.

Neste conjunto de explicações, vêm tomando corpo nas discussões, uma teoria proposta em 2006 pelos físicos russos Anastassia Makarieva e Victor Gorshkov, do Instituto de Física Nuclear de São Petersburgo. É a chamada “bomba biótica”. Os cientistas russos consideram as florestas – e não a diferença de temperatura entre oceanos e a terra – como as principais responsáveis pela criação dos ventos e a distribuição da chuva ao redor do planeta.

Embora a influência das florestas nas chuvas já seja conhecida, Makarieva e Gorshkov argumentam que o desmatamento pode reduzir 95% das chuvas em uma região. “Para o biogeoquímico Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e principal proponente da linha da bomba biótica no Brasil, é somente ela que explica com clareza a contradição entre a seca e a aridez que estão minguando as lavouras na região Sul e as chuvas intensas que transbordam o Norte e o Nordeste” (IstoÉ)

Para saber mais: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u548929.shtml
http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2060/por-que-o-tempo-esta-loucouma-nova-teoria-diz-que-132866-1.htm