quinta-feira, 14 de maio de 2009

Culturalização da economia

Coutinho (2007) define a expressão “culturalização da economia” como a “agregação de valor que a Cultura, enquanto conjunto dos sistemas simbólicos confere aos negócios ou às atividades econômicas. Trata-se em essência de como a Cultura, tanto em sua base material quanto imaterial oferece às estratégias de inovação, gestão, marketing, design, conceitos e formatos de negócios”.

É um fenômeno que cresce a cada dia. De fato, um olhar mais atento à mídia e às prateleiras de supermercados, por exemplo, revela elementos da culturalização da economia: são embalagens e propagandas que ostentam elementos estéticos da cultura, buscando agregar valor simbólico-cultural a produtos e serviços colocados no mercado.

A associação da cultura a produtos e serviços não pára por aí. Indicações geográficas de um produto nos remetem ao ambiente de origem, trazendo um valor agregado que pode refletir questões socioambientais, qualidade intrínseca ou ainda caracterizá-lo como único, dentre outros similares. Roteiros turísticos que estejam associados às tradições e fatos históricos de uma região podem gerar diversas oportunidades de negócio (como é o caso do Projeto Nas Pegadas de Lampião – ver postagem anterior). As possibilidades são inúmeras, fazendo com que a diversidade cultural seja um ativo dos mais importantes.

Devemos lembrar, entretanto, que não se deve mercantilizar a cultura, mas, ao contrário, usar a economia para preservá-la. Assim, é necessário que haja movimentos sustentáveis, que favoreçam a manutenção das tradições e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. Vale lembrar que a UNESCO coloca como um dos Princípios da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais: “A diversidade cultural constitui grande riqueza para os indivíduos e as sociedades. A proteção, promoção e manutenção da diversidade cultural é condição essencial para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras”


Referências
COUTINHO, D. et al. Termo de referência para atuação do Sistema Sebrae na cultura e entretenimento. Brasília: SEBRAE, 2007. Disponível em:
http://www.inforpress.com.br/SEBRAENT00035BBE.pdf

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. Paris: UNESCO, 20 out. 2005. Disponível em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001497/149742POR.pdf